Psicoterapia e afins

Psicoterapia Familiar

A Psicoterapia Familiar consiste na terapia realizada em grupo, com o objetivo de promover o desenvolvimento do diálogo entre os membros da família, auxiliando-os na reflexão sincera quanto aos sentidos das relações e dos comportamentos apresentados em família, tendo em vista o modo de ser de cada membro e seu respectivo papel na estrutura familiar. A psicoterapia familiar pode ajudar a trabalhar mágoas e conflitos, e com isso auxilia na habilidade de se comunicar de forma sincera e sem julgamentos, o que favorece no fortalecimento dos relacionamentos.

Quando procurar um Psicoterapeuta (Psicólogo Clínico ou Analista)?

A Psicoterapia Familiar é bastante indicada quando a família está passando por perdas relevantes ou momentos de extrema dificuldade, como impasses no casamento, conviver com um membro que seja viciado em drogas, que esteja passando por uma crise financeira, ou que possua um membro da família que possua algum transtorno mental.

Além disso, ela pode ser considerada uma ótima alternativa quando há conflitos, impasses ou até mesmo problemas mais ordinários, como problemas como notas baixas e comportamento dos filhos, falta de cooperação nas atividades domésticas (e/ou financeiras), bullying na escola, rigidez no comportamento, que altera a harmonia no lar, deixando o convívio de seus membros em um único ambiente muito estressante.

O que esperar do Psicólogo na Psicoterapia Familiar?

O Psicólogo, assim como atua na Psicoterapia Individual, vai escutar os membros da família, de modo a incitar reflexões quanto ao modo de ser da mesma, sendo sincero com todos, o que significa que sua comunicação não é para agradar a um ou a outro, mas para levar a família a ampliar sua visão sobre as situações.

O Psicoterapeuta irá acolher o que é dito pela família, mas não dará conselhos sobre o que fazer, sendo isso uma responsabilidade de cada membro, porém sua escuta é totalmente livre de julgamentos, de modo que todos sintam-se à vontade para falar sobre qualquer questão que lhe preocupam. Com isso, a família poderá contar com o total sigilo sobre tudo o que é falado em terapia, de modo que todos tenham confiança para poder falar com sobre tudo o que lhes preocupa.

Como acontece a Psicoterapia Familiar?

A psicoterapia familiar é realizada em sessões de até 100 minutos. A família, no primeiro atendimento, apresenta ao psicólogo o motivo pelo qual procura por psicoterapia, e o psicólogo, conforme o caso, irá lhe apresentar o mais indicado para que a família atinja seu objetivo.

As sessões costumam ocorrer semanalmente, mas dependendo do caso e das limitações do família – sejam elas financeiras, profissionais ou familiares – , também pode ser que os encontros ocorram quinzenalmente.

Os atendimentos são preferencialmente presenciais, mas também podem ser realizados online, em casos específicos. Em momentos de pandemia, os atendimentos são preferencialmente on-line, porém nos casos graves, poderão ser realizados atendimentos presenciais, desde que tomadas todas as medidas para previsão de contaminação.

Nesse caso, o psicoterapeuta pode sugerir que algumas sessões sejam realizadas individualmente, para tratar questões pontuais e, só depois, voltar a reunir a família para dar continuidade à terapia em conjunto.

Faltas e reposições são acordados pelo psicoterapeuta e a família no primeiro atendimento.

Qual o valor da Psicoterapia?

Os honorários do psicoterapeuta são cobrados por sessão de psicoterapia, acordados logo no primeiro atendimento e levam em consideração o contexto no qual a família se encontra.

Os honorários do psicólogo têm como referência a tabela de honorários emitida pelo Conselho Regional de Psicologia.

____

Precisa de mais informação ou ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Espaço do Ser - Psicologia Clínica