Reflexões

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva

Será que Você é Ansioso?

Será que você é ansioso?

  • Você acha que "tudo" demora demais para chegar ao resultado final?

  • Você tem a sensação de que está perdendo tempo com as coisas enquanto espera?

  • Você começa várias coisas ao mesmo tempo e não termina?

  • Você mal escuta o outro falar e já está pensando no que vai responder?

  • Você se percebe como querendo fugir ou escapar das situações que você não consegue controlar?

  • Percebe-se fazendo planos para o futuro que quase nunca você os realiza?

  • Percebe-se em constante estado de alerta?

  • Pensa muitas coisas ao mesmo tempo, e tão rápido, que às vezes chegam a ser desconexas?

  • Tem dificuldade para respirar ou sente o coração acelerado?

  • Sente-se com um aperto no peito?

  • Frequentemente se encontra com alguma tensão muscular?

Se você respondeu "sim" para a maioria das perguntas acima, e você se incomoda por isso, você pode estar sofrendo de ansiedade!

Muitas vezes, você se encontra no modo "automático" de viver, com a mente voltada frequentemente para o futuro (que invariavelmente é incerto), esquecendo-se de viver o Presente. Com isso, a realização de algo concreto no hoje fica muito difícil, e quase nunca acontece. E você se vê cada vez mais "preso(a)" neste cenário de muitos planos e poucas concretizações, frustrando-se muito.

Essa frustração desencadeia não só culpa por não ter feito, gerando mais insegurança, além de outras consequências que, devido a você estar "confortavelmente" no automático, passam batido, gerando em você um sentimento de angústia que você quase nunca consegue lidar, pois ela apenas se sente e é indefinível. Com isso, você se sente perdido(a), muitas vezes, sem saber o que fazer.

Como mudar esse cenário?

Conscientizando-se de que você somente consegue controlar os seus pensamentos e ações e mais nada.

E deixo você com as seguintes perguntas para você refletir:

a) Tanto controle para quê?

b) Do que você tem medo?

c) O que você não pode perder?

Cada caso é único. Mas é importante que você seja sincero(a) com você mesmo(a) e tente responder a essas perguntas, mesmo que de forma adaptadas a sua questão.

Contudo, lembre-se de que sempre estamos nos cuidando a partir das possibilidades que nos são apresentadas., mas ao mesmo tempo, querendo fugir da nossa responsabilidade em viabilizar a realização de todo o nosso potencial de ser.

Em sendo difícil fazer esse exercício sozinho(a), procure ajuda de um psicólogo(a). Precisando, podemos lhe ajudar.

___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.