Reflexões

Pais e filhos, educacação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade.

Sobre a aceitação

Quando não aceitamos a existência de um fato, invocamos o que este "deveria ser", ou seja, o "ideal". E aí nos aprisionamos. Não conseguimos lidar com o real porque é impossível cuidar bem de um fato que "não deveria ter acontecido". Só conseguimos olhar para ele do ponto de vista do que ele não é e do que deveria ser. Nesta hora, perdemos a oportunidade de entender efetivamente o que ocorreu, bem como de nos posicionarmos adequadamente diante do fato.

Por outro lado, quando aceitamos o ocorrido, conseguimos entendê-lo melhor. Se não aceitamos, ficamos prisioneiros do ideal, e sofremos porque o fato insiste em continuar existindo.

O trabalho da terapia é ajudar nessa compreensão. Não é o de aconselhar ou até mesmo escolher pelo cliente e para o cliente, mas o de proporcionar, através da compreensão, outras possibilidades de ser, para sua livre escolha. Na terapia, deixamos o julgamento do lado de fora. O acolhimento é quase uma decorrência do não julgamento. O não julgar é uma precondição do acolhimento terapêutico.

Na terapia, recebemos aquele que chega até nós, entendendo-o em suas características e em seus propósitos, ajudando-o a compreender sua vida. Acolhemos o seu sofrimento. Deixamos que a vida que está à nossa frente se manifeste em toda a sua plenitude, em toda a sua dor e satisfação.

O nosso propósito é possibilitar ao cliente a compreensão de si mesmo, respeitando qualquer escolha que fizer. E quando o cliente é capaz de entender como são suas relações com as diferentes dimensões da vida, automaticamente, abrem-se outras possibilidades de ser e ele estará livre para escolher.


Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicóloga em Santos, podemos lhe ajudar.