Minuto de Terapia

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva, obesidade, alcoolismo

Comer ou beber muito quando se está angustiado não resolverá seu problema!

UM MINUTO DE TERAPIA: Se você, com frequência, se percebe comendo ou bebendo muito, para além da fome real de seu organismo, principalmente quando se vê em situações que lhe deixam ansioso(a), frustrado(a), chateado(a), preocupado(a) ou triste, e depois que o faz, sente que comeu e/ou bebeu em excesso, esse post pode ser útil para você.

O ser humano procura sempre a maneira mais fácil para resolver os seus problemas. Porém, essa alternativa "fácil" nem sempre é a mais adequada, tanto para resolver o problema, quanto, talvez, para você. O fato de encontrarmos diante de alguma coisa que demande de nós alguma decisão importante, que nos coloque para pensar e agir, gera em nós algum nível de sofrimento, nos angustia. Por natureza, procuramos desesperadamente acabar com esse sofrimento que estamos sentindo, e de preferência ao menor custo.

O que pode estar acontecendo?

A primeira coisa que aprendemos na vida foi comer quando nos encontrávamos com medo, ansiosos e frustrados - ao sair da barriga de nossa mãe, quentinha, viemos ao mundo, gelado, inesperado, cheio de elementos estranhos, e muito rapidamente, nos colocam no quentinho do peito de nossas mães, para comer!!! E é quando voltamos rapidamente ao paraíso, por poucos minutos! Comer e/ou beber nos dá prazer, nos sacia quase que imediatamente. E fazemos isso normalmente para compensar alguma coisa que falta. Acontece que esse tipo de solução valia para aquela fase de nossa vida. Agora, nossos problemas evoluíram e não mais se resolvem simplesmente comendo ou bebendo. Mas continuamos a querer compensar, por meio da comida ou da bebida, esse "isso" que falta, e que, por não pararmos para identificar, não sabemos muitas vezes o que é. Com isso, não resolvemos o problema, e maltratamos nosso corpo, com alimentos e bebidas para além do que ele necessita para um bom funcionamento.

Agora pare e pense:

  • Qual o sentido de comer ou beber desenfreado diante da angústia que sente?

  • Isso vai lhe ajudar de forma eficaz?

  • Do que você pode estar querendo fugir?

  • Qual a finalidade desse medo de não querer lidar com essa situação que possivelmente lhe tira do equilíbrio?

Cada caso é único. Mas é importante que você seja sincero(a) com você mesmo(a) e tente responder a essas perguntas, mesmo que de forma adaptadas a sua questão. Podem existir mais perguntas a serem respondidas por você, inclusive.

Contudo, lembre-se de que sempre estamos nos cuidando a partir das possibilidades que nos são apresentadas., mas ao mesmo tempo, querendo fugir da nossa responsabilidade em viabilizar a realização de todo o nosso potencial de ser.

Em sendo difícil fazer esse exercício sozinho(a), procure ajuda de um psicólogo(a).

Precisando, podemos lhe ajudar!

___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.