Reflexões

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva, vicio por comida, compulsão alimentar

Você tem fome de quê?

Você está nervoso(a), e come. Você está triste, e come. Você está ansioso(a), e come. Você está estressado(a), e come. Você está feliz, e come. Você está dentro de casa, sem poder sair, e sem saber o que fazer, e come.

Aliás, durante a pandemia, essa foi uma das situações mais relatadas como comuns: "Nossa! não estou parando de comer!". Passa muito tempo pensando em comida e seu excesso de peso. Está quase sempre insatisfeito(a) com sua imagem.

Por que será que se age assim?

Se age assim, possivelmente, porque foi essa a primeira forma que você aprendeu, quando bebê, a buscar conforto e felicidade - comendo (ou mamando).

Só que hoje sua necessidade de satisfação e felicidade já evoluiu, seus problemas são bem mais complexos, os vazios talvez sejam outros, e provavelmente, por mais que tente, percebe que mesmo comendo muito, a comida não atende àquilo que busca ou tenta resolver, ficando apenas os quilos a mais, os índices desajustados nos exames laboratoriais, os problemas ainda por resolver, e, muitas vezes, a culpa.

Se todo esse processo lhe incomoda, é importante que você se pergunte e tente descobrir: "Você tem fome do quê?"

Aliás, antes de uma refeição, tente se perceber, identificando qual o tamanho da sua fome. Você está mais ansioso(a) ou está com fome mesmo? Identifique o que está sentindo no momento. Respire fundo algumas vezes para se perceber; pode ajudar!

Saiba que as emoções podem sufocar a fome ou aumentá-la desproporcionalmente. A terapia é um processo que pode lhe ajudar muito a descobrir a natureza de seus vazios, de modo a identificar o que melhor preenche sua vida.

Conte conosco para lhe ajudar. Temos uma mentoria específica para casos de compulsão alimentar.

______________

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos, podemos lhe ajudar.