Psicoterapia e afins

Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional é um processo psicoterapêutico específico para jovens que se encontram em processo de definição de seus próximos passos, diante da necessidade de escolher seguir sua área de atuação profissional inicial.

O Psicólogo (psicoterapeuta ou analista) ajuda o paciente no processo de autoconhecimento, no que tange a sentidos e significados próprios, habilidades, gostos e competências, que respaldam seus modo de ser, suas relações e seus comportamentos, e que podem estar relacionadas com a futura profissão.

O Psicoterapeuta também pode fornecer informações e características de cada profissão, de modo que o jovem possa ter uma noção mais completa de qual será a rotina de trabalho, conhecimentos que se precisa ter para se desenvolver como um bom profissional.

Um outro ponto importante da Orientação Vocacional é a análise de cenários, por diferentes perspectivas, fazendo com que o jovem consiga vislumbrar outras possibilidades de ação para além daquelas inicial pensadas por ele.

O término do ensino médio, a escolha de uma carreira e o passar em um vestibular é uma fase de extrema fragilidade emocional, decorrente dos inúmeros desafios e incertezas em relação ao futuro. Por isso, é recomendado que nessa fase o jovem possa estar sendo acompanhado por um psicoterapeuta, que está preparado para lidar com as inseguranças e dificuldades que surgirão ao longo dessa jornada.

É importante esclarecer que o psicólogo não define a profissão que o jovem irá adotar ou mesmo está responsável por convencê-lo a optar por uma carreira que só agrada a família.

Um caso inicialmente atendido na modalidade Orientação Vocacional pode ser encaminhado à Psicoterapia específica, caso seja necessária uma intervenção mais a longo prazo.

Como acontece a Orientação Vocacional?

A Orientação Vocacional é realizada em sessões de até 50 minutos, ocorrendo no consultório e fora dele (psicoterapia peripatética), conforme acordado entre paciente e psicoterapeuta. O paciente, no primeiro atendimento, apresenta ao psicólogo o motivo pelo qual procura por psicoterapia, e o psicólogo, conforme o caso, irá lhe apresentar o mais indicado para que o paciente logre êxito.

Em média, os atendimentos são semanais, e a quantidade de atendimentos é acordada entre o paciente e o psicoterapeuta.

Os atendimentos são preferencialmente presenciais, mas também podem ser realizados online, em casos específicos. Em momentos de pandemia, os atendimentos são preferencialmente on-line, porém nos casos graves, poderão ser realizados atendimentos presenciais, desde que tomadas todas as medidas para previsão de contaminação.

Faltas e reposições são acordados entre paciente e psicoterapeuta no primeiro atendimento.

Qual o valor da Orientação Vocacional?

Os honorários do psicoterapeuta são cobrados por sessão, acordados junto ao paciente logo no primeiro atendimento e levam em consideração o contexto no qual o paciente se encontra.

Os honorários do psicólogo têm como referência a tabela de honorários emitida pelo Conselho Regional de Psicologia.

____

Precisa de mais informação ou ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco!

Espaço do Ser - Psicologia Clínica