Reflexões

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva, vicio por comida, compulsão alimentar

Sobre o vício de comer.

"Só saí do efeito sanfona e perdi 54 kg quando matei o meu vício de comer", disse Eduardo Magalhaes, 41a, para a reportagem do Viver Bem.

O depoimento de Eduardo corrobora para o fato de que a grande questão não é fazer dieta. Dieta é evento, e eventos quando não internalizados, normalmente não funcionam! Muitas pessoas passam a vida inteira presas ao martírio de dietas, sem nunca estarem satisfeitas consigo mesmas.

A grande questão, portanto, é saber qual o sentido que tem para a pessoa o comer, muitas vezes, desordenadamente. É importante identificar a natureza desse vazio que a pessoa quer preencher quando come para além de sua função original, que é a de manter em funcionamento pleno seu organismo. Isso tem tudo a ver com sua história de vida.

Muitas vezes, a pessoa está comendo frustração, ansiedade, medo, incapacidade de lidar com as incertezas, e o comer é a saída mais fácil para "acalmar", até porque é a primeira tática aprendida pelo ser humano: O bebê chora (se frustra ou tem medo) e depois mama, no colinho quentinho de sua mãe, sinônimo de segurança e acolhimento.

Só que a tática de comer funcionava naquela época da vida. Hoje, os problemas são outros e não se resolvem da mesma forma.

A psicoterapia ajuda muito a pessoa se conhecer e resolver suas questões consigo mesmo(a), identificar qual o sentido de achar que irá resolvê-los com comida, e como por consequência, a ansiedade, o medo e o lidar com frustrações tendem a ser melhor administrados. Com isso, emagrecer é consequência natural, pois o fato de se conhecer e se entender faz com que a pessoa esteja mais atenta às suas escolhas e seus significados.

Portanto, se você não gosta da sua imagem e se sente incomodado(a) com seu peso, após milhares de tentativas frustradas com dietas, regimes, etc., busque terapia, que pode lhe ajudar muito nesta questão.

Precisando, podemos ajudá-lo(a)! Temos uma mentoria específica para tratar desses casos de compulsão alimentar. Para saber mais, entre em contato conosco.

______________

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos, podemos lhe ajudar.