Minuto de Terapia

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educacação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, casamento em crise, casamento

Sobre a Autoestima.

UM MINUTO DE TERAPIA: Se você, com frequência, se acha inferior aos outros em alguma coisa, ou não se acha boa o suficiente, apesar dos outros lhe elogiarem, esse post pode servir para você.

O que pode estar acontecendo? Uma possível questão a ser pensada neste cenário talvez seja sua rigidez e intolerância para com você mesmo, decorrente do modo rígido e intolerante com que lhe trataram em algum momento, especialmente quando você mais necessitava sentir-se aceito/a, seguro/a e acolhido/a (base para o desenvolvimento de sua autoestima). Note que, muito provavelmente, você tende a repetir esse comportamento (rígido e intolerante) para com aqueles com os quais você acredita que estejam em posição igual ou inferior a sua.

A autoestima está ligada à capacidade de se saber quem é (com erros, acertos, defeitos e qualidades) e, principalmente, se respeitar, consciente de que fez o melhor que podia fazer considerando os recursos que você tinha em cada momento. A autoestima se desenvolve pelo autoconhecimento. Se você, mesmo fazendo o seu melhor, observa que não se respeita (não se considera), por outro modo, pense se você também não replica esse comportamento para com os outros, a não ser aqueles que imagina estar em uma posição superior a sua ou podem lhe oferecer algo, envolvendo nesse caso, um possível interesse de aprovação.

Pergunto também: você precisa se sentir aprovado/a para quê? Considerando o fato de que somos responsáveis por nós mesmos (e temos que arcar com as consequências de nossos atos), quem, além de VOCÊ MESMO/A precisa APROVAR o que você é, fala ou faz? Você acha que os outros, quando elogiam você, estão mentindo? Relembre todas as vezes que deu o seu melhor, com os recursos que dispunha naquele momento.

É importante que você pare, respire e pense nestas questões, tentando respondê-las a você mesmo, com sinceridade. A responsabilidade de saber o seu valor é inteiramente sua, e a consciência disso reflete inteiramente no seu modo de ser e agir.

Em sendo difícil fazer esse exercício sozinho/a, procure ajuda de um psicólogo/a.

Precisando, estamos aqui.


___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.