Reflexões

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva

Como se preparar para a volta ao trabalho?

Após meses parado, chega para alguns o momento de voltar ao trabalho.

Para parte pode ser um grande alívio, já para outros, a volta ao trabalho pode significar uma angústia, decorrente dos riscos existentes, relativos a Covid-19 e à incerteza econômica atual, que podem ser vistos como ameaças aos nossos projetos.

Então, como podemos olhar para isso?

Para você que está angustiado em voltar, precisamos nos distanciar desses fatos, para que possamos fazer uma melhor avaliação. Vamos olhar para eles e não de dentro deles.

Com relação ao risco inerente a Covid-19, cabe única e exclusivamente a você, tomar todas as medidas de higienização e segurança do seu local de trabalho, assim como de suas ferramentas e equipamentos. Não esqueça também de uso de sua máscara e do devido distanciamento social. Ir para o trabalho pode ser muito similar a ter que ir ao supermercado, contudo adicione mais atenção e cuidados complementares.

Com relação à instabilidade econômica, e o sentimento de incerteza sobre se o nosso "emprego" estará lá quando retornaremos ao trabalho, ambos já existiam antes da pandemia, em boa escala. Então, diante disso, o que podemos fazer? Avalie apresentar o seu trabalho, agindo da melhor forma que consegue, porém de acordo com a sua capacidade, pois você não conseguirá ser mais do que realmente é. E se você se sente ameaçado(a), procure estruturar um Plano B para a sua vida, pois até quando você quer estar em um trabalho onde você se sinta permanentemente ameaçado(a)?

Fazendo isso, você tende a reduzir sentimentos de culpa e medo, o que é fundamental para o seu bem-estar emocional.

Agora, para você que acha um alívio voltar ao trabalho, já parou para pensar sobre o sentido de sua "morada" ser tão tediosa ou perturbadora para você?

___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.