Reflexões

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva

"Sempre aceitei tudo para o bem da relação"

Se você se enquadra nesse cenário, e se encontra infeliz, esse texto pode lhe ajudar.

Quando você fala que "fez tudo para o bem da relação", você está dizendo que abriu mão de muitas de suas vontades, para manter essa relação?

Se sua resposta é "sim", é importante que você se conscientize que somente pelo seu agir você já percebe que esta relação está fragilizada (caso contrário, provavelmente agiria de outra forma).

Para uma relação existir, ela precisa de pelo menos duas partes, você e mais alguém, interessados na manutenção dela, onde é importante haver equilíbrio: concessões existindo de ambos os lados para o bem comum. Se você "fez tudo para o bem da relação", você se esquece da equação lógica de que *quando uma das parte não está bem, a relação não está bem*.

Para a relação ser considerada boa, é necessário que ambas as partes estejam bem. Quando você abre mão de muitas vontades, você está querendo ser um alguém que não é você, você está abrindo mão de ser quem você é, você está "desaparecendo". Esse seu comportamento, no longo prazo, além de não mais ajudar em nada na manutenção de qualquer relação, vai fazer com que você fique extremamente infeliz, pois terá se perdido de sua essência.

Agora tente responder a essas perguntas com sinceridade:

  • Será que a outra parte vai querer estar em uma relação com alguém (que no caso é você) que finge ser outra pessoa (pois não age de forma autêntica), só para manter uma relação?

  • Será que essa relação não seria uma "fake", quando dessa forma?

  • Você também pode falar que a outra pessoa é que é muito egoísta. E então eu lhe pergunto:

    • qual a finalidade, então, de manter a relação com uma pessoa que só olha para si?

    • Que vazio você está querendo preencher em você?

    • Você está buscando por segurança, felicidade ou amor fora de você, em outra pessoa? Será que isso é possível?

Lembre-se que a parte que lhe falta está dentro de você mesmo(a). Basta você se procurar.

Se você não está conseguindo lidar sozinho(a) com esse problema, busque ajuda de um Psicólogo. E se você conhece alguém que esteja passando por isso, compartilhe.

Precisando, podemos lhe ajudar!

___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.