Minuto de Terapia

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educacação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento

Dificuldade em lidar com o Erro

UM MINUTO DE TERAPIA: Se você já se pegou várias vezes se culpando ou sempre culpa os outros por decisões suas que dão errado, esse post pode lhe ser útil.

Você errou! E, sim, todo mundo erra! Mas a questão é como você lida com o seu erro. E existem maneiras de lidar com o seu erro, onde cada uma delas tem suas consequências.

️Você pode olhar para o seu erro e sentir culpa. Remoer-se constantemente sobre o porquê de não ter feito diferente, sem avaliar o sentido da sua ação, que acabou culminando no erro. A consequência desse comportamento pode ser sua paralisação, frente à ausência de respostas e a não aceitação de que você pudesse ter errado. A partir de então, você pode começar a sentir raiva de si, e bastante insegurança em situações semelhantes, pois tem medo de errar - não se permite errar, e não consegue lidar com a frustração de errar novamente e não atender às suas expectativas.

️Você pode olhar para o seu erro e criar desculpas para si e para os outros, disfarçando que não liga, apresentando desculpas vazias ou infundadas, mas "torcendo" para que parem de "pegar no seu pé". Esse tipo de comportamento denota claramente uma forma sua de se defender e de não querer encarar o fato de que você possivelmente tenha errado, e tenha que arcar com as consequências. O que isso pode acarretar para você?

️Você pode olhar para o seu erro e colocar a culpa nos outros pelo fato de você ter tomado a ação que tomou. Mais uma vez, sua defesa está em guarda, denotando o medo que tem de errar, e até mesmo o possível medo que tem das responsabilidades.

Nos exemplos acima, quando você continuamente apresenta esse modo de ser, não querendo olhar para si e para a possibilidade de que errou, e não para para verificar em que medida sua ação poderia ter sido diferente, você corre o risco de voltar a repetir seu modo de agir e errar novamente. Você nunca sai do lugar, e com isso, prejudica a sua vida e seus relacionamentos.

Porém, ao perceber que errou, você pode também parar para avaliar a sua ação tomada.

Agora pense: qual o sentido de você ter tomado determinada ação? Qual a intenção original? Qual os possíveis receios existentes? Eram factíveis esses receios? O que você pode fazer de diferente em uma próxima vez?

Você pode parar e avaliar como errou: se não escutou alguém que tinha mais experiência, ou até mesmo não buscou conselho algum, por se sentir realmente seguro do que estava fazendo; se você teve boa intenção, sem visar o seu mal ou o mal de outra pessoa, e de fato não imaginou as possíveis consequências; se você, sabendo dos riscos, resolveu corrê-los de fato, dentre outros. Mas a questão é que ao olhar para si e para a sua ação, pode criar a consciência de que esta ação sua foi tomada a partir dos recursos que você dispunha, inclusive maneira de pensar, buscando o que era melhor para si.

Avalie o que você aprendeu com o seu erro: O que isso lhe ensinou? Já que aconteceu, tire lições dele!

Avalie também se você está se permitindo errar. Desta forma, você cresce em experiência e conhecimento, além de deixar seus relacionamentos, e consequentemente, sua vida, mais saudáveis!

Pense sobre isso! Se você não está conseguindo lidar com as situações, não hesite. Busque terapia. E precisando, estamos à disposição.


___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.