Reflexões

psicologo online, psicoterapia online, Pais e filhos, educação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc, vida saudável, sofrimento, raiva

É preciso querer querer!

Já parou para pensar sobre o porquê de você ter tantas ideias e vontades, (aparentemente muito boas até), mas não consegue quase nunca colocá-las em prática?

Se isso lhe incomoda (pensar, pensar, pensar e, de fato, não consumar suas ideias, escolhas e desejos), talvez você deva se deter um pouco mais sobre a frase de Sartre, bem como nas considerações a seguir.

Fica fácil escolher e agir quando nossa ação se trata de algo "natural", como escolher dormir quando se está muito cansado e com sono.

Porém, escolher e agir, quando atrelados a nossas vontades e desejos, formam um conjunto de ações sempre angustiante para qualquer ser humano, pois não são necessariamente óbvios e naturais, e envolvem incertezas, responsabilização por suas consequências, sentimento de culpa, renúncia e, principalmente ter a consciência que é legítimo, tenho direito e que sou capaz de fazer aquilo que desejo.

A angústia traz sofrimento, e é natural que o ser humano queira se livrar disso o mais rápido possível. Portanto, o trabalho de concretizar seus desejos é muito difícil, quando não conseguimos superar essa angústia.

Para conseguir lidar com essa angústia, a ponto de ela não lhe paralisar na realização de sua vontade, é importante que você consiga compreender, pelo menos:

a) para que você deseja o que deseja? É algo legitimamente seu ou trata-se de um desejo de alguém ou de um desejo para atender a demanda e/ou expectativa dos outros?

b) se você está disposto a assumir as consequências desta sua escolha? Tem consciência delas? Percebeu que quando você escolher, você está deixando outras opções de lado?; e

c) que você tem direito de escolher (e realizar) suas escolhas. Você percebe que, como um ser humano, você é quem vai transformar o mundo ao seu redor? Ou você viver conforme a famosa música "deixa a vida me levar, vida leva eu"?

Esse não é um exercício fácil, mas também não é impossível, e a terapia pode lhe ajudar muito nesse processo de autoconhecimento.

Precisando, conte conosco!

___

Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos ou de Psicoterapia online, podemos lhe ajudar.