Reflexões

Pais e filhos, educacação de filhos, psicologo em santos, psicologo em santos, psicologa em santos, espaço do ser - psicologia clínica, psicoterapia, terapia, análise existencial, terapia de casal santos sp, psicologo santos sp, psicologa santos sp, clínica psicológica em santos sp, clínica psicológica em santos, terapia para casal santos sp, terapia para idosos em santos, terapia para adolescentes em santos, psicologo santos terapia, melhor psicólogo em santos, depressão, ansiedade, automutilação, transtornos, fobia, luto, fortalecimento da autoestima, relacionamento abusivo, saúde mental, qualidade de vida, conflito no relacionamento, sofrimento, gaslighting, angústia, tédio, temor, autenticidade, câncer, decisão, avc

18 de fevereiro - Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

A dependência seja de álcool, seja de qualquer outra droga, é concebida como uma tentativa de alívio da necessária tarefa de cuidar de ser. A substância que lhe aponta um bem estar imediato, ao mesmo tempo pode lhe propiciar enorme mal estar.

A vida é curta, dura e incerta. E é integralmente de cada um a responsabilidade de ter de dar conta da própria vida e da escolha implicada, para promover todo o potencial que se pode ser; de tornar-se, da melhor forma que pode.

Em determinados momentos, viver pode ser difícil e sofrido. E o futuro é o local onde residem muitas possibilidades, por vezes desconhecidas, o que é angustiante.

É frente a essa indeterminação do futuro que se abre a possibilidade do consumo de álcool como promessa de um viver mais tranquilo, ou pelo menos mais leve e prazeroso.

O álcool pode servir para fugir de determinada situação, para pertencer a um determinado grupo, para relaxar, para estimular. A imediata sensação de prazer ou ausência de desprazer suscita novo uso. Com isso, pode surgir a dependência.

O consumo repetido do álcool faz com que o usuário altere sua relação com o tempo, aliviando-se constantemente da necessidade de cuidar de seu futuro. O álcool proporciona um prazer imediato, e com o tempo, a pessoa vai perdendo a capacidade de investir em situações em que o prazer é protelado ou vem a longo prazo.

Quanto maior o consumo de álcool, menos se obtém prazer. Acaba-se criando a tolerância. A dose inicial parece não fazer mais efeito, e a promessa de bem-estar e a ilusão de não ter de cuidar de si, faz com que se aumentem as doses.

Outra consequência é que a pessoa acaba por alterar seu modo de estar com os outros, acaba por distanciar-se dos que o rodeiam.

A dependência se instala quando necessita-se sempre de maior dose para buscar aquele prazer inicial, bem como porque o aprendizado do prazer imediato impossibilita a busca de outros prazeres que demandam um tempo estendido.

Se você sofre com a dependência do uso de álcool ou outras substâncias, e quer de alguma forma tratar esta situação, busque ajuda. O grupo Alcoólicos Anônimos, por exemplo, pode lhe ajudar muito neste caso.

Para lhe ajudar a refletir de forma mais imediata, se pergunte: "Qual o sentido de beber tanto?; do que você está fugindo?; o que é ter medo para você?; do que você tem medo?; pelo quê você tem medo?.

As respostas a essas perguntas são cruciais para você se conhecer um pouco mais, e provavelmente a lhe ajudar a tratar este desejo de ser feliz por uma via que no longo prazo pode vir tanto a lhe prejudicar.

A terapia pode lhe ajudar a identificar qual o sentido desta vivência e como ela se dá em seu cotidiano, ampliando a forma de ver o mundo e de se enxergar nele, como alguém capaz de dar conta de todo o seu viver, de maneira própria e significativa.

Sua vida é importante! Precisando de ajuda, estamos à disposição. E se você conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe.


Espaço do Ser - Psicologia Clínica

Se você precisa, ou conhece alguém que precise, de um Psicólogo em Santos, podemos lhe ajudar.